Cachambi do ponto de vista imobiliário

Também curiosamente conhecido como “Mata Verde”, o bairro do Cachambi é um bairro residencial da Zona Norte do Rio de Janeiro, e que chama atenção pela qualidade de vida que oferece aos moradores.

Além de praças arborizadas e feiras livres, o bairro do Cachambi oferece opções de comércio, como o Norte Shopping e a Rua Cachambi, onde localizam-se diversos hipermercados, padarias, academias, restaurantes. Uma das ruas mais famosas da cidade, a Rua Honório é conhecida como a “Rua dos Móveis", um polo comercial para quem quer mobiliar e decorar o lar.

O bairro faz limite com Del Castilho, Engenho de Dentro, Engenho Novo, Inhaúma, Jacaré, Jacarezinho, Maria da Graça, Méier e Todos os Santos.

Possui também um índice de desenvolvimento humano elevado, com 0,900 na posição de 28º melhor da cidade do Rio de Janeiro. No índice de desenvolvimento social, encontra-se na posição de 32º, com 0,670.

 

História

A origem do bairro vem de Arraial do Cachambi, que foi explorado por vinte anos por Lucídio José Cândido Pereira do Lago (hoje dá nome a uma rua do Méier).

Após a criação de uma linha auxiliar, que tinha o nome de Estrada de Ferro Rio D’Ouro, incrementou-se a ocupação, dando origem ao bairro.

 

Estrutura

Não há estacoes de trem no bairro, apesar de ser próximo ao Ramal de Belford Roxo. Existia uma estação, a de Monhangaba (Antigo WalMart), mas a mesma está desativada atualmente.

Porém o acesso ao bairro é fácil. Há várias linhas de ônibus e fica próximo ao Metro Rio, Estação Maria da Graça. Também é vizinho da rede da Supervia e de outras vias importantes como a Linha Amarela, o Túnel Noel Rosa e a Avenida Dom Hélder Câmara.

No bairro do Cachambi se localiza o Norte Shopping, que fica na Avenida Dom Hélder Câmara. Nele encontramos o hipermercado Carrefour. O bairro também conta com um hipermercado Big, Sam’s Club e Leroy Merlin.

Além do shopping, o bairro conta com um comércio forte, principalmente na Rua Cachambi, com destaque também para as ruas Vasco da Gama, Cirne Maia, Miguel Cervantes, Capitão Jesus, Garcia Redondo, Ferreira de Andrade, Getúlio, Honório, Capitão Rezende e Coração de Maria.

O bairro possui também cinco grandes complexos residenciais: Norte Village, Norte Privilege, Nobre Norte Clube Residencial, Dom Condominium Club e Refinatto Condomínio Club.

Fica próximo ao Estádio Nilton Santos, famoso “Engenhão” que fica no bairro vizinho, Engenho de Dentro.

O bairro do Cachambi é um dos que mais cresce na cidade do Rio de Janeiro, fazendo companhia aos outros vizinhos.

Sempre há um lançamento imobiliário, e apesar de ser um bairro de população de classe média, possui uma condição social bem diversa.

Em algumas ruas centrais do bairro existe uma população com poder aquisitivo maior e geralmente nessas áreas são encontrados empreendimentos imobiliários mais sofisticados.

Devido ao crescimento do bairro, podemos dizer que ele obteve independência do comércio do bairro do Méier, tornando-se um dos polos comerciais da região do Grande Méier.

 

Educação

O bairro do Cachambi abriga diversas instituições de ensino, e hoje é considerado um dos bairros que possui o maior número de creches e escolas, ficando atrás apenas do bairro do Botafogo.

Entre elas estão o Colégio Célio Rodrigues, e o Colégio Santa Mônica. Outras opções são o Colégio Hélio Alonso e o tradicional Educandário Madre Guell, fundado em 1899 e dirigido pelas missionárias Filhas do Coração de Maria.

Com relação a escolas públicas ainda temos a Professor Visitação e o Jean Mermoz. As opções de creches também são extensas e todas credenciadas junto a prefeitura do Rio de Janeiro.

A Universidade Estácio de Sá é a faculdade do bairro, localizada no Norte Shopping. Há, também, inúmeras escolas de idiomas, como o CCAA, a Cultura Inglesa e a Aliança Francesa

 

Restaurantes

No bairro encontramos uma gastronomia descontraída, para quem gosta das tradicionais “comidas de boteco”. O restaurante mais tradicional do bairro é o Cachambeer, que ficou famoso pela costela no bafo.

Outras opções são o Evandro's Restaurante, especializado em frutos do mar e que oferece diversas sugestões de lagostas, caldeirada e moqueca, do Bar do França e do Folia do Boi, com suas famosas carnes e hambúrgueres. Além disso, há dezenas de opções no Norte Shopping.

 

Lazer

Point dos moradores e visitantes do Cachambi, o lazer fica mais concentrado no Norte Shopping, que possui salas de cinema, teatro e área de brinquedos para crianças.

Um dos marcos da cidade é a Paróquia Santo Antônio de Pádua, que oferece diversas atividades de catequeses de jovens e adultos, além da prática escoteira. Vale a visita também ao Centro Cultural Jerusalém, que abriga a maior maquete da Jerusalém Antiga fora de Israel e onde é possível conhecer mais sobre a história da cristandade no Brasil.

Temos também a igreja de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que é muito conhecida no local. O bairro do Cachambi também oferece muitos restaurantes, pizzarias, churrascarias e bares com opções de música ao vivo ou não.

O bairro também conta com uma escola de samba, a G.R.E.S UNIDOS DO CABRAL, que faz referência a rua do bairro de nome Alvares Cabral, fundada em 1961 como um grupo de futebol, passou a ser um bloco de sujos. Em 1997 passou a ser uma escola de samba, desfilando no ano seguinte como tal, sua quadra fica no número 140.

Por muito tempo também ficou aberto o Cine Cachambi, que hoje é um hortifrúti, mas existe um projeto para que ele seja revitalizado, preservado e tombado, e no seu lugar seja construído um Centro Cultural.

 

FAQ

Qual região fica o Cachambi?

O Cachambi é um bairro muito residencial e é localizado na zona norte do Rio de Janeiro, entre os bairros de Todos os Santos, Riachuelo, Jacaré, Maria da Graça, Inhaúma e Pilares, chama a atenção pela quantidade de casas, praças e feiras.

Como o bairro Cachambi teve origem?

De origem indígena o nome Cachambi significa feixe. Em 1879 surgiu a Companhia Ferro-Carril de Cachambi, onde seus bondes puxados a burros faziam a primeira ligação nos subúrbios, facilitando o transporte e o acesso ao bairro.

Qual ônibus pegar para Cachambi?

As linhas de ônibus para pegar para chegar no Cachambi são as 2345, 275, 476, 621, 625, 679, 687.

O que fazer no bairro do Cachambi?

Inaugurado em 1986 o Norte Shopping é considerado o primeiro empreendimento comercial da Zona Norte e deu início a um período de revitalização de antigos terrenos, quando foi alterado o uso do solo de industrial para a prestação de serviços de cultura. Também vale a visita na Paroquia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que está erguendo um centro pastoral para abrigar pastorais e atividades de catequeses de jovens e adultos. A praça Orlando Silva presta homenagem a um antigo morador do bairro, o cantor Orlando Silva (1915-1978) que passou boa parte da vida no local.

Como se escreve Cachambi?

“Cachambi” é uma palavra oriunda da língua tupi. Significa “mata verde”, através da junção dos termos ka'a ("mata") e oby ("verde").

Preço médio dos apartamentos no bairro Cachambi

  • Mediana do preço de apartamentos anunciados para venda
    R$ 391.308
    amostra = 178 apartamentos
  • Mediana do preço de apartamentos anunciados para aluguel
    R$ 0
    amostra = - apartamentos
Casa
Quer morar no bairro Cachambi? Então veja:
Casa
Quer trabalhar no bairro Cachambi? Então veja:
Receber Atendimento